Pavilhão Gimnodesportivo
Junto à escola EB 2 e 3 de Real
Campo de Futebol e
Sede do Realense F. C.
Que inlcui balneários, vedação, electrificação e bancadas laterais
Polidesportivo
no Loteamento do Barral
Polidesportivo
no Loteamento do Feital
Campos de Mini-Basquetebol
na Rua Francisco Teixeira da Silva
A gestão destes equipamentos é feita da seguinte forma:
a) A do polidesportivo da Fundação Vieira Gomes é feita pela Direcção desta Instituição, estando aberto aos fins de semana para os jovens da freguesia.
b) A do Campo de Futebol é feita pelo Realense F. C., estando no entanto aberto durante todos os dias úteis da semana.
c) O Pavilhão Gimnodesportivo do Colégio de N.ª Sr.ª das Graças é para uso exclusivo das crianças que o frequentam.
d) O Pavilhão Gimnodesportivo é feita pela E. B. 2 e 3 de Real durante as horas lectivas e pela Junta de Freguesia de Real nas restantes horas.
e) Os restantes equipamentos são espaços abertos, sendo da responsabilidade da Junta a sua conservação.
O único clube desportivo federado é o Realense F. C., fundado em 1947, que se dedica somente ao futebol. CLube com um historial honrado e umas instalações desportivas que fazem inveja à maioria dos clubes de futebol da Associação de Braga, quer ao nível do recinto desportivo quer de serviços de apoio e sede.
Os associados mais antigos contam que o Clube terá sido fundado em 30 de Setembro de 1942 com o nome de Centro de Recreio Popular de Real e que os primeiros jogos se efectuaram no Campo da Vinha onde agora está o monumento ao marechal Gomes da Costa.
Do grupo de fundadores - alguns ainda vivos - fazem parte nome como Arménio Reis, Nini, Piasca, Girivita, Bicheiro, Zeca Pigau, Álvaro e Guilherme Sardinha, Jorge Pregueiro, Jeca Tirolé, João pequeno e Joaquim Oliveira. Os primeiros directores foram Jozé Pomba e Zé Lima, enquanto Joaquim Cunha era eleito sócio número 1. Foi este punhado de realenses que lançou as sementes de uma colectividade que já disputou 18 campeonatos da FNAT, participou em 22 temporadas distritais (18 campeonatos em séniores e 10 em juniores).
Depois, por cedência da Junta de Freguesia, o clube utilizou um campo de futebol junto ao rio Torto, Campo do Barroso, mas o clube acabou e só em 1978 foi refundado com o nome actual. Os anos gloriosos para o seus associados foram os meados da década de 50, quando o clube se sagrou três vezes campeão nacional da FNAT (antecessora do INATEL) nas épocas de 1954, 1958 e 1959.
Mais recentemente, a melhor temporada foi a de 1984/85 quando a equipa sénior participou no Campeonato da Divisão de Honra da AFBraga e a de Juniores se sagrou campeã de série, feito que voltou a repetir em 2002.
Três anos antes, em 1981, filiara-se na Associação de Futebol de Braga e cinco anos depois eram inaugurados os balneários do campo de futebol construído em 1983 pela Junta de Freguesia.
O Realense não tem condições para pagar mas oferece todas as condições a quem quer jogar pelo prazer de praticar futebol, o clube tem cerca de 300 associados pagantes (1,75 ou 0,50) e um orçamento que ronda os 20.000,00 Euros.
O clube tem como suporte financeiro o bar da sede, sem esquecer a importante ajuda da Junta de Freguesia, com um subsídio da ordem dos 2.500,00 Euros, que paga também a água e luz gastos nas instalações da colectividade.